(19) 3321-0200
Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.

Galeria

LA FERRARI

20 outubro 2023

A Ferrari

Se existe uma marca com tradição e fama por seus carros esportivos, certamente essa marca é a Ferrari. Ela, que começou como uma escuderia de corridas da Alfa Romeo antes de fabricar os próprios carros, entrou no ramo dos automóveis de rua para poder financiar suas campanhas no automobilismo.

Devido aos grandes feitos e às vitórias nos Grand Prix, desde sempre a marca já permeava os desejos daqueles que poderiam pagar por seus caríssimos, belíssimos e nervosíssimos produtos, sejam eles de corrida ou de rua. Um Ferrari sempre foi um simbolismo para indicar que quem estava ao seu volante era alguém que chegou ao topo.

Por conta de todos esses adjetivos, praticamente toda Ferrari é um carro singular por si só. Entretanto, existe uma linhagem ainda mais especial, que deriva de carros extremamente focados, se não em competições, em ser os melhores carros de rua possíveis de serem feitos.

Apenas como um adendo, poderíamos mencionar a Ferrari 250 GTO como talvez o maior exemplo de bólido de corridas que foi parar nas ruas e, atualmente, o modelo mais valorizado da marca. Porém, a linha de carros de rua construídos da melhor forma possível, com tecnologia das pistas e foco em velocidade e dirigibilidade, começa com a Ferrari 288 GTO, passa pela F40, seguido da F50, Enzo e por fim LaFerrari. (F80)

Mas foi a Ferrari LaFerrari, que devido a sua data de lançamento e tecnologias híbridas de Powertrain semelhantes a das concorrentes Porsche e McLaren, que se tornou uma das integrantes da chamada “Santíssima Trindade” dos Hypercars.


LaFerrari: um dos ícones da escuderia italiana

Como dito, os Hypercars foram apresentados sempre por volta de 2013 e todos utilizavam novos métodos de fabricação, materiais especiais, refinados processos de engenharia e aerodinâmica, além de, em comum, terem sempre potentes motores à combustão auxiliados por motores elétricos. Mesmo assim, a LaFerrari tinha um funcionamento um pouco diferente de seus concorrentes.

A tradição dos motores V12 aspirados se manteve, mas ao contrário das soluções da Porsche e McLaren, a Ferrari utilizou um sistema KERS semelhante ao utilizado na Fórmula 1 de então, em que o motor elétrico não funciona independente do motor a combustão, mas sempre o complementando para alcançar mais potência e melhora no consumo de combustível.

Exatamente como se espera de uma Ferrari da mais alta linhagem, a LaFerrari teve uma enorme repercussão quanto ao seu visual futurista que, pela primeira vez, seria desenhado pelo Centro Stile Ferrari sem participação do estúdio Pininfarina, e pelas tecnologias utilizadas, principalmente quanto à forma como entrega performance ao volante.

Os números da LaFerrari

De fato, os números por si só já impressionam. O motor V12 aspirado sozinho gera 800 cv de potência, o sistema KERS mais 163 cv, o que no total são 963 cv que fazem o carro acelerar de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos com velocidade, máxima de 350 km/h, tudo isso com o molho italiano que só a Ferrari conseguiria fazer.

Assim como os outros Hypers, a LaFerrari já nasceu como um clássico, a um custo altíssimo e enorme potencial de valorização, além, é claro, de também ser limitada em 499 unidades produzidas no mundo. Posteriormente, a variação conversível denominada LaFerrari Aperta teria mais 210 unidades produzidas e até 2022 não havia sido importada ao Brasil, quando a Paíto Motors finalmente quebrou este paradigma. Você pode acompanhar este grande acontecimento através do documentário feito, que mostra todas as etapas da operação que foi responsável por trazer a primeira LaFerrari ao país!